Setembro Amarelo

O mês de setembro é marcado como o mês internacional de prevenção ao suicídio. O setembro amarelo trata-se de uma campanha que tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio, destacando suas formas de prevenção. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é atualmente uma das três principais causas de morte entre os jovens e adultos de 15 a 34 anos, embora a maioria dos casos aconteça entre pessoas de mais de 60 anos. Estima-se que no mundo mais de 800 mil pessoas se suicidam todos os anos, no Brasil, a cada 45 minutos um brasileiro se suicida. No Rio Grande do Sul, a cada 8 horas, uma pessoa comete suicídio.

Cerca de 90% dos casos de suicídios podem ser prevenidos devido ao fato de estarem associados a distúrbios mentais diagnosticáveis e tratáveis, ou seja, de cada dez casos de suicídio, nove podem ser evitados, se houver diagnóstico, tratamento, assistência e apoio das redes de cuidado e atenção.

O Hospital Comunitário Sarandi engajado nesta campanha no decorrer do mês de Setembro realizou algumas atividades com os pacientes do setor de saúde mental como mostra o quadro abaixo:

Data

Atividade Realizada

01/09/2016

As colaboras do HCS Enfermeira Renata Horbach Psicólogas Milena Valduga e Scheli Cristina De Rocco, e a Auxiliar de Enfermagem Giselda T. Vaz Leal Giovanini, participaram do II Seminário de Saúde Mental e Trabalho: Prevenção ao suicídio realizado no SESC de Passo Fundo.

07/09/2016

e

12/09/2016

Roda de conversa com pacientes do setor de saúde mental acerca do setembro amarelo, com cartaz e balões demonstrando o apoio nesta causa.

12/09/2016

Acadêmicas do curso de pedagogia da UPF que estão realizando o projeto de arteterapia com os pacientes da saúde mental confeccionaram o cartaz “Um novo olhar, uma nova vida… dias melhores”.

22/09/2016

Os acadêmicos do curso Técnico de Enfermagem supervisionados pela professora Enfermeira Milene Andréia Bortoli Favero estiveram no setor de saúde mental realizando diversas atividades com os pacientes com foco no Setembro amarelo.

27/09/2016

O Coral da terceira idade da cidade de Barra Funda, realizou atividade com os pacientes do setor de Saúde Mental, oferecendo a eles um momento diferenciado através da música.

28/09/2016

Acadêmicos, Professora e Pastor da ULBRA realizaram dinâmica e momento de reflexão com os pacientes do setor de saúde mental.