Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT 2016

No mês de novembro o Hospital Comunitário Sarandi realizou a SIPAT 2016, as atividades ocorreram de 14 a 18 de novembro. A SIPAT tem como finalidade divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança, saúde no trabalho e meio ambiente, é uma atividade anual obrigatória para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – CIPA, é uma conquista de todos e para todos, com grande responsabilidade de manutenção da saúde dos colaboradores e também pela promoção de momentos de reflexão entre funcionários e empresa em um trabalho de parceria com a saúde.

A SIPAT 2016 do HCS teve como tema “Saúde e Segurança pratique essa ideia”, no dia 14 de novembro foi realizada a abertura da semana com a palestra sobre Gestão Emocional ministrada pela Personal Profissional Coach Márcia D’Zorzi Tartaro, a palestra contou com a presença dos acadêmicos do curso Técnico de Enfermagem da UPF campus Sarandi, no dia 15 de Novembro os membros da CIPA com os demais colaboradores do HCS realizaram uma mateada na praça Farroupilha com o intuito de divulgar os trabalhos oferecidos pela instituição e também aproveitar o espaço para falar sobre o Novembro Azul mês de prevenção ao câncer de próstata.

No dia 16 de Novembro o Ginecologista e Obstetra da instituição Dr. Oly Antonio Facchi realizou uma palestra sobre Qualidade de Vida abordando também sobre Infecção Sexualmente Transmissível (IST) e suas prevenções. Neste dia compareceram a palestra os acadêmicos do curso Técnico de Enfermagem do CESURG campus Sarandi.

No dia 17 de Novembro o Técnico em Segurança do Trabalho Eduardo Mantovani de Oliveira da empresa Proteção Medicina e Segurança do Trabalho ministrou uma palestra sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Riscos Ambientais.

O encerramento da SIPAT 2016 foi com o Educador Físico e Fisioterapeuta Wilkinson Chini Kunzler que ministrou uma palestra sobre Ergonomia Hospitalar.

Após a palestra de encerramento foi realizado sorteio de brindes cedidos pelas empresas da comunidade que contribuíram para a realização da SIPAT 2016, além das empresas da comunidade alguns médicos atuantes na instituição colaboraram para a realização deste evento a CIPA gestão 2016/2017 agradece a todos pela colaboração e pelo apoio. 

Apoiadores:  

Dr. Alvacyr de Castro Collares, Dra. Bruna Mafessoni, Dr. Clóvis Marcolan, Dr. Dárcio Palma, Dr. George Winckler, Dr. Gildrades Correa, Dra. Júlia Cremona, Dra. Marta Rejane Prates de Araújo, Dr. Oly Antonio Facchi, Dr. Paulo Roberto Pereira de Oliveira, Dr. Rafael Espanhol, Dr. Tiago Scherer, Dr. Vicenzo Manfro Rorato.

apoio