Qualificação Profissional

20160310_115022rubiaRUBIA GEOVANA SMANIOTTO GEHLEN, Enfermeira assistencial do Hospital Comunitário Sarandi em fase de estágio do Curso de Pós-Graduação em Terapia Intensiva Adulto, Pediátrico e Neonatal, que realiza na ISEPE PÓS GRADUAÇÃO DE PASSO FUNDO, agradece a oportunidade que o Hospital lhe proporcionou na flexibilização da escala de trabalho, a fim de que a cada 15 dias pudesse cursar a especialização, a qual através do conhecimento adquirido, com certeza agregará mais qualidade e resolutividade no serviço prestado pelo HCS à comunidade.

     A graduação em enfermagem possibilita a formação de um profissional capacitado para atuar em todas as esferas do cuidado, tanto no âmbito assistencial quanto administrativo. Entretanto, vivenciamos, mais do que nunca, o fato de que frequentar uma universidade deixou de ser um “rito de passagem” no processo de formação profissional para se tornar um investimento a logo prazo. Estamos na “Era do Conhecimento”, e nessa perspectiva, seremos eternos estudantes; dentro das salas de aula ou como autodidatas, a escolha é de cada um, mas parar de estudar, definitivamente não é uma escolha inteligente para quem quer ter espaço em um mundo tão competitivo.

     Para além disso, ao longo da vida, o profissional está continuamente se reciclando em sua profissão. Neste sentido, os cursos de pós graduação são uma excelente opção, e permitem ao profissional se adequar às novas realidades, buscando aprimorar e atualizar os seus conhecimentos, se especializando em uma determinada área de seu interesse. Desta forma, é importante decidir primeiro quais são seus planos profissionais e suas metas, e a partir de então escolher o melhor caminho para chegar ao seu objetivo.

      Optar entre um ou outro curso de especialização nem sempre é fácil; vai depender principalmente da vivencia e das escolhas tomadas desde o início, na graduação, e dos objetivos e metas que cada um estabelece para si. Foi nesta perspectiva, que me aventurei pelo mundo intrincado e desafiador da pós graduação. A minha experiência de optar por uma área específica não foi uma decisão tão fácil quanto pensei, pois, embora meus objetivos já estivessem bem definidos desde a graduação, sofri com a dúvida de qual caminho seguir, já que nossas escolhas definem quem nós somos; no final, escolhi o caminho do intensivismo, e hoje sou pós graduanda em Terapia Intensiva Adulta Pediátrica e Neonatal.

     Fui feliz na minha escolha, e desde então, a especialização na instituição que escolhi tem superado minhas expectativas e proporcionado uma vivência ímpar. No que diz respeito às aulas da pós, que são religiosamente aos finais de semana em datas pré-estabelecidas, estas são leves e prazerosas de serem assistidas, não só por se tratar de uma temática de interesse do aluno, mas por que o conhecimento é transmitido de forma tanto horizontal quanto verticalmente, ou seja, aliando o conhecimento técnico-científico dos professores com o conhecimento do dia a dia de cada aluno, onde todos compartilham experiências e vivências, aliando ainda às aulas práticas. Desde o início da pós, em 2014, a soma de conhecimentos e experiências vem sendo significativamente importante. Com ela adquiri a segurança profissional para o desenvolvimento das atividades práticas na atenção ao paciente crítico, seja ele adulto, pediátrico ou neonatal, independente do setor em que ele se encontra; se numa unidade intensiva, numa emergência, ou em uma unidade móvel de transporte.

     Ainda adquiri e aprimorei habilidades técnico- científicas no que diz respeito ao paciente crítico, embasando o cuidado e as competências técnicas no conhecimento científico/tecnológico. A até o término da especialização, ao final deste ano, com certeza ainda haverá muito conhecimento e vivências para serem somadas e agregadas. Quanto ao meu trabalho, no dia a dia, esta especialização têm acrescido e facilitado muito na pratica diária do cuidado ao paciente crítico, me permitindo exercer a profissão com eficiência e qualidade, pois no momento em que o paciente adentra a unidade hospitalar e o tempo que nela ele permanece até a sua partida para ocupar um leito na Unidade de Terapia Intensiva, ele precisa receber todo o atendimento especializado e criterioso que sua condição clínica exige, e este cuidado minucioso a pós graduação tem me possibilitado, permitindo-me conduzir a equipe de enfermagem na assistência prestada com enfoque no cuidado especializado e diferenciado para cada paciente. Sem dúvida a especialização é um processo de grandes mudanças em nossas vidas, que nos tornam pessoas e profissionais melhores, mais confiantes, e qualificados.

     Ela é cansativa e onerosa, sim, sem dúvida, mas no fim vale o esforço, não só pelo engrandecimento como profissionais atuantes, mas também porque quanto mais conhecimento a pessoa adquirir, mais reconhecimento ela conquistará, e a valorização é fundamental para qualquer profissional. Acredito que ser enfermeiro é uma escolha vocacional, mas que a esta profissão não mais se restringe somente a cuidar dos pacientes, embora seja este um mérito louvável. No exercício da profissão é preciso agregar muito conhecimento, um requisito que vem marcando o diferencial nas instituições hospitalares, e que incita nos profissionais a busca pelos cursos de especialização.

     E profissionais preparados e qualificados elevam o padrão de atendimento institucional. Gostaria, ao finalizar, de salientar que o objetivo do aprendizado é buscar conhecimento, e esse deve ser o principal norteador, e não limitar-se apenas a obtenção de um título, por isso a escolha da área e da instituição a fazer a pós graduação também são fundamentais e devem ser muito bem estudadas. E por fim, estudar engrandece não só o conhecimento; mas também a alma.

                                                                                                                                           Sarandi, 15 de março de 2016