Hospital instalará tomógrafo e mamógrafo digitais

Um ato marcado pelo otimismo e alegria pela conquista, assim foi a confirmação no dia 14 de setembro da viabilização de verba do Orçamento da União para o Hospital Comunitário Sarandi no valor de um milhão de reais, recurso conquistado através de emenda do Senador Lasier Martins. Além desse recurso, outro valor de trezentos mil reais foram liberados ao hospital através de emenda do deputado Federal Pompeo de Mattos, ambos do PDT.

A cerimônia ocorreu na tarde do dia 14 no auditório do HCS com a presença, além do senador Lasier Martins, da direção do hospital, com o presidente Darlei Tasca, e demais membros da direção Helmuth Prym, Ulisses Toazza, Hilário Salvatori, Luis Bacchi, Deonildo Calsa, Vilmor Cortese, os representantes do Conselho Fiscal do Hospital Prof. Francisco Antonio Rosin, Fernando Favretto e Matheus Lourenço dos Santos, o representante do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Bianor Santin, o secretário de saúde do município Altair Ecker e convidados representando municípios da região.

O presidente do HCS, Darlei Tasca, disse que os objetivos com os recursos que o hospital recebeu já estavam definidos pela ocasião da elaboração do projeto em 2015 encaminhado ao Ministério da Saúde pela decisão da Diretoria em adquirir dois importantes equipamentos com esse recurso de um milhão e trezentos mil reais dotando o hospital de um mamógrafo digitalizado e um tomógrafo, com isso, disse Darlei, “o hospital eleva o seu grau de resolutividade e está em dia com todas as obrigações para conseguir aplicar as verbas”.

O presidente disse ainda que enquanto muitos hospitais estão fechando, o hospital de Sarandi, com a colaboração dos funcionários, corpo clínico e Secretaria Municipal da Saúde, está mantendo suas portas abertas. Darlei destacou o que chamou de “parceria” com a Secretaria Municipal de Saúde de Sarandi, disse que sempre contou com a colaboração daquela secretaria, independente de cor partidária ou situações difíceis.

O presidente relatou que entre 2012 e 2016 o hospital atingiu um montante de recursos de três milhões e seiscentos mil reais, advindos de emendas parlamentares “tudo aplicado no hospital, assim como essa verba de um milhão e trezentos mil reais” concluiu.

O senador Lasier Martins lembrou que entre seus compromissos com mais de 400 municípios, destinou um milhão de reais para o hospital de Sarandi depois de necessitar de atendimento no HCS e, além do bom atendimento, percebeu a necessidade de ajudar essa casa de saúde. O senador explicou como funciona a liberação de emendas e que dos quatro milhões e oitocentos mil reais destinados ao seu gabinete para destinação, direcionou um milhão para o hospital de Sarandi entre os 287 pedidos de recursos que havia recebido. Conclui lembrando que a verba já se encontra depositada na Agência Bancária de Sarandi em nome do hospital e agora a Instituição deverá realizar a licitação para a aquisição dos equipamentos. (divulgação Hospital Comunitário Sarandi

verba-hcs-foto

Presidente do HCS, Darlei Tasca, recebe confirmação da verba das mão do senador Lasier Martins