HOSPITAL COMUNITÁRIO SARANDI ADOTA PROGRAMA INTERNACIONAL EM PARCERIA COM HOSPITAL SÃO VICENTE DE PAULO PARA SERVIÇO DE TELEMEDICINA EM CARDIOLOGIA

No dia 15 de setembro aconteceu no HCS um treinamento com a equipe técnica, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem com o objetivo de capacitar a utilização dos equipamentos e sistemas que possibilitem a correta tomada de exames, seu envio em plataforma web, acompanhamento do status e recebimento dos respectivos laudos e a capacitação para preenchimento da plataforma LATIN.

No dia 19 de setembro aconteceu o lançamento do Programa e Convênio co o HSVP no Hotel Villa Vergueiro em Passo Fundo. Na solenidade estavam presentes autoridades de diversos municípios e instituições de saúde. O HCS foi representado pelo médico Fagner Tomasi da Silva e pela Enfermeiras Milene A. Bortoli Favero e Rubia G. Smaniotto Gehlen.

A partir do dia 20 de setembro o Hospital Comunitário Sarandi passou a contar com um atendimento diferencial aos pacientes com sintomas de infarto agudo do miocárdio: o Programa de Telemedicina em Cardiologia LATIN – Latin Telemedicine Infarct Network.

O paciente que ingressar na Emergência do HCS com sintomas de possível infarto, receberá atendimento imediato onde passará por exames utilizando equipamentos de telemedicina vinculados ao Programa LATIN instalados na instituição. O resultado dos exames serão encaminhados a um Centro Coordenador Internacional do Programa em Miami, a um Centro Coordenador Brasileiro em Belo Horizonte e ao Centro de Referência macrorregional em Passo Fundo no Hospital são Vicente de Paulo.

O Programa LATIN trará inúmeros benefícios a população que atendimento no Hospital Comunitário Sarandi, levando em consideração se um paciente for diagnosticado com infarto será encaminhado ao HSVP, que receberá um sinal de alerta no Programa LATIN e estará com uma equipe especializada aguardando a sua chegada.