Hospital Comunitário necessita de doadores de sangue

O Hospital Comunitário de Sarandi, HCS, está convocando colaboradores para doar sangue que a instituição tem em débito com o Hemopasso em Passo Fundo. Trata-se de um débito de procedimentos em pacientes encaminhados pelo HCS para hospitais em Passo Fundo e que necessitaram de reposição de sangue e também para manter o banco de sangue no hospital em Sarandi, sangue esse fornecido pelo Hemopasso.

Cada unidade de 300ml de sangue que é usada em paciente, são necessários três doadores, informa o médico Clovis Marcolan responsável por esse setor junto ao HCS. Uma vez por mês a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza transporte para doadores e a próxima viajem à Passo Fundo será dia 08 de agosto com saída do “Postão“. Interessados podem se inscrever na secretaria com a Silvana pelo telefone 3361 1353. Além desse transporte mensal, quem quiser doar sangue para colaborar com o hospital pode ir diretamente ao Hemopasso e se apresentar como doador para o Hospital Comunitário de Sarandi.


O médico Clóvis Marcolan alerta que é importante que comunidade entenda essa necessidade, “o hospital sempre está em débito com o Hemopasso e já há datas programadas até o final dom ano“.


Para ser doador segundo o médico é necessário ter mais de 18 e menos de 65 anos, não pode ter nenhuma doença grave,como hepatite, não ter tido febre nos sete dias anteriores a doação. Marcolan acrescenta que o estoque do hospital sempre é pequeno, para situações de emergência. Para os procedimentos eletivos, como uma cirurgia programada, o Hemopasso está exigindo os doadores com antecedência.


O hospital não deixa de atender nenhum caso, de urgência ou emergência, mas é necessário manter o banco de sangue no Hemopasso pois é de lá que vem o sangue para o hospital de Sarandi “ conclui.