COMUNICADO Covid-19

O Hospital Comunitário Sarandi passa a partir desta data, 17 de Março de 2020, a restringir os acessos de visitas nas dependências da Instituição, afim de evitar contaminações.

A determinação se dá por conta, da propagação do COVID-19, o novo coronavírus, que já tem casos confirmados no Rio Grande do Sul e casos suspeitos em Sarandi.

As visitas em todas as Unidades estão suspensas, por medidas de precaução, por tempo indeterminado.

Permitindo apenas a troca de um acompanhante no turno do dia por paciente, a cada 24 horas.

Na Maternidade permite-se apenas um acompanhante, sempre o mesmo, durante todo o período de internação da gestante.

O acesso à emergência está restrito ao paciente. No caso de necessidade de acompanhante solicitado pelo médico, será liberado apenas para uma pessoa.

Não será permitido, o hábito de tomar chimarrão das dependências do hospital.

Essas medidas são necessárias, pois a principal preocupação do hospital é a saúde da população e dos profissionais que nele atuam.

O Hospital e o município deverão traçar estratégias necessárias a prevenção e o avanço do coronavírus no município de Sarandi.

De modo geral, recomenda-se que:

As pessoas somente venham ao hospital em caso de extrema necessidade.

Em situações não graves, de qualquer causa, que as pessoas busquem atendimento nas Unidades Básicas de saúde, no CAMS ou na rede privada, conforme cada caso. Desse modo evitando a sobrecarga do serviço de Emergência e a sua própria exposição a riscos de contaminação.

O hospital receberá na sua emergência pacientes de casos graves com dificuldades respiratória, que necessitem de internações.

No caso de apresentar sintomas gripais, adote medidas de isolamento social, mantenha a sua casa arejada e com circulação de ar. Busque atendimento, conforme a gravidade do caso, no serviço mais adequado.

Contamos com a colaboração da população em geral, pois o momento é de prevenção e conscientização.