Arteterapia com pacientes da Saúde Mental.

img-20161109-wa0010

Durante os meses de setembro, outubro e novembro as acadêmicas de Pedagogia da Universidade de Passo Fundo, Campus Carazinho Dara Koch, Juliana Liell Mathias Pellenz e Karine Hechler estiveram realizando o projeto de arteterapia com os pacientes do setor de Saúde Mental do Hospital Comunitário Sarandi.

O trabalho em Arteterapia propicia um canal de comunicação, claro e seguro que possibilita identificar os sentimentos, os bloqueios, resgatar a confiança e ajudar nos processos de transformação da pessoa. O uso da Arteterapia com pacientes adictos e psiquiátricos trabalha no sentido de reestruturação e reorganização mental do indivíduo.

O trabalho realizado pelas acadêmicas durante esses meses constitui-se na aplicação de diferentes atividades práticas, individuais e coletivas, priorizando a expressão artística e a manifestação dos sentimentos e emoções através das artes.

De acordo com as acadêmicas “as atividades realizadas foram pensadas e desenvolvidas com o propósito de contribuir para a construção da autonomia, elevar autoestima, estimular o raciocínio, concentração, criatividade, trazer esperança e auxiliar no tratamento médico e psicológico. Todas as intervenções procuraram motivar e incentivar os pacientes para participarem e não desistirem de suas produções, seu tratamento e dos seus sonhos, podendo colaborar com a reabilitação e tratamento dos pacientes internados. Acreditamos que de alguma forma, conseguimos transformar a vida de quem esteve conosco, pode ser uma pequena mudança, mas que já vale muito e que engrandece o nosso papel enquanto pedagogas em espaços não escolares.”

A equipe multidisciplinar do setor de saúde mental agradece o trabalho realizado pelas acadêmicas destacando a importância em propiciar estes momentos aos pacientes, os quais entusiasmaram-se com as atividades realizadas, gerando expectativas positivas e reflexões acerca do tratamento.

img-20161021-wa0011 fotos-arteterapia