15 de outubro dia mundial da lavagem das mãos

O Dia Mundial da Lavagem das Mãos é celebrado em 15 de outubro.

Cuidados básicos com a higiene corporal, como lavar as mãos antes de ingerir alimentos e depois que usar o banheiro, são essenciais para evitar doenças e, consequentemente, salvar milhares de vidas. Esta é a principal proposta do Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day, em inglês), ajudando a conscientizar a população sobre os cuidados que todos devem ter com a higiene e saúde sanitária.

A parceira com as entidades educadoras é muito importante para fazer com que a mensagem do Dia Mundial de Lavar as Mãos seja recebida pelas crianças, principalmente. A lavagem das mãos precisa se tornar um hábito obrigatório para todo o indivíduo e, assim como outros hábitos, deve ter início desde os primeiros anos de vida.

Em 2016, o tema do Dia Mundial da Lavagem das Mãos é: Faça da lavagem das mãos um hábito”. Esta data é celebrada desde 2008, quando foi celebrado o Ano Internacional do Saneamento.

A higienização das mãos também é destaque durante o Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado anualmente em 5 de maio, data esta criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Importância da lavagem das mãos

Dados da Unicef mostram que lavar as mãos com água e sabão pode reduzir as mortes de até 41% dos recém-nascidos.

Vírus e bactérias estão por toda a parte, principalmente nas mãos. Quando não lavadas corretamente (com água e sabão, por exemplo), as mãos podem ser as principais vias de transmissões de doenças. Resfriados, herpes e conjuntivite são apenas alguns exemplos. A lavagem das mãos também auxilia no combate contra as epidemias.

Como lavar as mãos corretamente

  • Usar sabão ou detergente para as mãos;

  • Esfregar as palmas das mãos;

  • Esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos;

  • Esfregar as pontas dos dedos e as unhas (de ambos os lados das mãos);

  • Retirar o sabão com água e enxugar bem, com um pano limpo.

(Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-lavagem-das-maos)