História


HISTÓRICO DO HOSPITAL COMUNITÁRIO SARANDI

     O Hospital Comunitário Sarandi, nasceu da aspiração de um grupo de cidadãos sarandienses imbuídos de constituir uma Sociedade Hospitalar Beneficente que em 26/11/1974, reuniram-se para Constituir uma Comissão pró-constituição da sociedade, entre os idealizadores do projeto citamos: Luiz Valdemar Albrecht, Armeri Foresti, Naum Grossi, Lucyr Castoldi, Padre Agustinho Sopelsa, Pastor Abilio Wagner, Padre Urbano Maldaner, Luiz Laurindo Graciolli, Alfredo Ivo Liell, Adelino Gelain, Dionísio Ré, Nilson Copetti, Osmar Salton, Nairo Patussi, A comissão foi composta por cinco membros: Presidente Dr. Luiz Valdemar Albrecht ,Vice-Presidente Padre Agustinho Sopelsa, 1º Secretário Dr. Armeri Foresti, 2º Secretário Naum Grossi, 3º Secretário Luis Laurindo Graciolli a qual teve por objetivo elaborar o Anteprojeto dos Estatutos; convocar a reunião para a fundação da sociedade, e eleger a primeira Diretoria., a qual se reuniu novamente em 27/12/1974 tratando dos objetivos definidos, buscando subsídios de outras instituições e o primeiro passo foi de conscientização da comunidade sobre o projeto.

     Sempre foi uma aspiração de toda a comunidade local e regional a construção de uma obra de cunho comunitário, que viesse de encontro aos interesses da população, que vinha crescendo gradativamente, por isso, exigia uma casa de saúde com melhores acomodações, equipamentos de melhor alcance e acessível a qualquer classe social.

     A Comissão trabalhou arduamente no projeto, e viu a possibilidade de receber o apoio do Governo municipal, iniciando pelo candidato a Prefeito Dr. Almedoro Vencato, que estabeleceu como prioridade no seu Programa de Governo a construção de um Hospital Comunitário. Não venceu no pleito, mas o seu objetivo foi levado adiante pelo Sr. Robert Merten que assumiu como prefeito em 1977.

     Em 05 de agosto de 1977 pela Portaria Municpal nº 1391,editada pelo então Prefeito Robert Merten, foi nomeada a Comissão Pró Construção do Hospital constituída pelo Dr. Almedoro Vencato, Dr. Alvacyr de Castro Collares, Dr. Luiz Carlos Rabelo, Sr. Zandir Lazarotto, Sr. Luis Laurindo Graciolli, Sr. Antonio Colli, Sr. Francisco Rossetto, sob a presidência do primeiro, com a finalidade de Estudar a forma de constituição da Sociedade; escolher o local da edificação, capacidade de atendimento, planejamento e construção física da obra e os demais atos necessários para cumprir o que lhes fora delegado pela portaria.

     Em 26 de agosto de 1977, foi editada mais uma Portaria, a de número 1395, nomeando mais dois integrantes à Comissão: Dr. Luiz Valdemar Albrecht e Dr. Darlei Afonso Tasca.

    Esta Comissão lançou-se ao trabalho, primeiramente elaborando o Estatuto da Sociedade, sua forma e constituição jurídica, definindo as finalidades e objetivos, que hoje está cumprindo, que é: Proporcionar a assistência médico-hospitalar ao povo em geral, mediante remunerações compatíveis e também dentro das possibilidades financeiras, proporcionar os atendimentos gratuitos, e assistência social aos menores abandonados no hospital, colaborando com o ensino e a pesquisa, objetivo este, hoje desenvolvido através da integração do Hospital x Universidade de Passo Fundo.

     Em 07 de dezembro de 1977, com a presença dos primeiros associados fundadores foi convocada a primeira Assembléia geral Ordinária para a Constituição da Sociedade, na qual foi aprovado por unanimidade o “Estatuto Social” e composto os integrantes da primeira Diretoria e do primeiro Conselho Fiscal da Entidade, sendo eleitos pela Assembléia os Senhores: Dr. Almedoro Vencato, Sr. Francisco Rossetto, Pe. Urbano Maldaner, Sr. Luiz Laurindo Graciolli, Pastor Abílio Wagner, dr. Luiz Carlos Rabello, Dr. Alvacyr de Castro Collares, Sr. João Ary Gassen Dr. Luiz Valdemar Albrecht . E para compor o primeiro Conselho Fiscal PE. Enio Botan, Dr. Oldemar de Souza, Dr. Darlei Afonso Tasca e Zandir Lazarotto.

     Em 08 de dezembro de 1977 os membros eleitos em assembléia Geral se reuniram para compor a primeira Diretoria Executiva da Entidade. Para presidente Dr. Almedoro Vencato, para Vice-presidente João Ary Gassen, para 1º Secretário Dr. Luiz Valdemar Albrecht, para 2º secretário Pe. Urbano Maldaner para 1º Tesoureiro Sr. Luis Laurindo Graciolli, para 2º Tesoureiro-Dr. Luiz Carlos Rabello.

     Nesta data foi registrado em cartório os Estatutos Sociais do Hospital Comunitário Sarandi, adquirindo assim, personalidade jurídica.

     Em 14 de abril de 1980 a Entidade recebeu da Prefeitura Municipal de Sarandi a doação de um terreno com área de 9.900m2 para a construção do prédio, sito na Rua Cosmo Favretto, 676 nesta cidade de Sarandi-RS.

    De posse do terreno imediatamente a Diretoria iniciou as tratativas de construção civil, contratando o arquiteto Dr. Pablo Rene Manzano Guarderas e o Engenheiro Civil Dr. Edemir Castelli, que elaboraram o Projeto Arquitetônico e de Construção Civil, responsabilizando-se pela edificação da obra.

    Em 27 de junho de 1980, quando Sarandi completava 41 anos de emancipação político-administrativa, foram lançados à venda 1.000 titulos de associados do Hospital ao valor nominal de CR$- 20.000,00 cada um, doações espontâneas dos subscritores. E lançado o PLANO PRÓ CONSTRUÇÃO do Hospital.

     Em 10 de abril de 1981 a Diretoria enviou ao FAZ Fundo de Apoio Social, junto à Caixa Econômica Federal um pedido de financiamento no valor de 87.704,00 ORTNs, correspondente a CR$- 97.200.000,00, cuja aprovação ocorreu pela CEF em 30/11/1981, só assim foi possível concretizar o sonho de construir o Hospital. Dr. Adelino Gelain foi o encarregado de assessorar a Diretoria no encaminhamento e acompanhamento do processo referente aos recursos junto à Caixa Econômica Federal. Estes recursos contemplaram a construção e aquisição de mobiliário e equipamentos médicos.

   Em 23 de dezembro de 1981 o Decreto Executivo nº 820, assinado pelo Prefeito Robert Merten, declara o Hospital Comunitário Sarandi de Utilidade Pública Municipal.

   Em 10 de janeiro de 1982, foi lançada a “Pedra Fundamental” com a presença do Ministro da Previdência Social Dr. Jair Soares e do Bispo Metropolitano Dom Claudio Colling, o qual teve influência decisiva na aprovação do nosso pedido de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. Naquela oportunidade a comunidade esteve presente, prestando o seu apoio e o seu aval, quanto a necessidade urgente de se construir um novo hospital.

    Em 04 de maio de 1982-O hospital recebeu uma verba no valor de CR$-7.000.000,00(sete milhões de cruzeiros) do Ministério da saúde, doada através do Ministro Jair Soares e do apoio do deputado Emidio Perondi e Nelson Marchesan Graças a doação desta verba, mais a venda dos títulos e a participação do Poder Público Municipal a contrapartida de 10% (dez por cento) de recursos próprios necessários na liberação do financiamento, que assim puderam ser comprovados.

    Em 30 de março de 1983 o Executivo Municipal, por decisão do prefeito Hilário Francisco Salvatori com a aprovação da Câmara de vereadores, assinou a Lei nº 1788, destinando um auxílio plurianual de 5% (cinco por cento) do orçamento do Município pelo prazo de 15 anos Foi o aval dado pelo município necessário em garantia do pagamento do financiamento, cuja aprovação levou o respaldo de toda a comunidade.

   Em 05 de abril de 1983 foi criada pela Diretoria do Hospital uma Comissão de angariação de Fundos para o hospital composta por: Arthur Fernando Werlang Biavatti, Dr.Clicio Aguiar, Sr. Ary Schmitz, Dr. Paulo Weiss e Walter Schwertz sob a presidência de Dr. Paulo Weiss.

     Em 10 de agosto de 1983 o Hospital foi registrado no Conselho Nacional de Assistência Social sob nº 23.000.004158.

     Em maio de 1984 foi criada pela Diretoria a Comissão de Patrimônio, composta por :Belmiro Baldi, Jordão Gheler, Francisco Cadorna Chechi.

     Em 07 de maio de 1984 foi criada pela Diretoria a Comissão de Relações Públicas, composta por: Arthur Werlang Biavatti, Francisco Antonio Rosin e Helmuth Schmitt Prym.

    Em 07 de maio de 1984 foi criada pela Diretoria a Comissão de Desenvolvimento, composta por João Ary Gassen, Dr. Alvacyr de Castro Collares e Pastor Abílio Wagner.

   Em 29 de novembro de 1984 foi criada pela Diretoria a Comissão de Compras composta por: Aurélio Basso, Alzeno Arthur Ghelen e Leonildo Demarco.

    Em 29 de novembro de 1984 foi também criada pela Diretoria a Comissão de Finanças, composta por: Luis Laurindo Graciolli, Luiz Carlos Rabello e Valdemar Miotto.

    Em 22 de Janeiro de 1985 foi assinado o Contrato de Mútuo com a caixa Econômica Federal para a liberação dos recursos do FAZ, cuja liberação ocorreu em 15 parcelas conforme o cumprimento das etapas. Firmaram o documento o Presidente Dr. Almedoro Vencato, o Secretário Dr. Luiz Valdemar Albrecht e representante da CEF Sr. Dirlei do Amaral Alves. Estiveram presentes no evento os deputados: Pedro Germano, Rubens Ardenghi, Romeo Martinelli, o prefeito Hilário Francisco Salvatori, os vereadores do município, autoridades civis, militares e eclesiásticas.

    Em 01 de março de 1985 iniciaram-se os trabalhos de execução da construção civil sob a responsabilidade dos Engenheiros Dr. Pablo rene Manzano Guarderas e Dr. Edemir Castelli.

     Em 08 de novembro de 1985 através do prefeito Hilário Francisco Salvatori o Poder executivo Municipal assume os encargos da construção do 3º modulo do Hospital, aumentando assim, a capacidade de 40/50 leitos. Nesta época foi designado pelo prefeito a pessoa do Sr. Ivani José Zini para dirigir os trabalhos da construção do módulo, bem como agilizar os trabalhos.

    Em março de 1987 foi lançada a “Ação Cívica Municipal Pró-Hospital Comunitário Sarandi” liderado pelo Sr. Afonso Toazza, que buscou junto a comunidade mais de 1500 assinaturas de pessoas numa moção cujo objetivo foi a conotação política econômica e social, buscando a integração dentro das mais diversas camadas sociais, com a finalidade de dar sustentação à Diretoria e a todos quantos, vierem a ocupar cargos administrativos, visando sempre, o bem comum, a melhoria das instalações e o atendimento médico-hospitalar, com estes princípios básicos convocou através de seu trabalho de corpo à corpo toda a comunidade Sarandiense.

   Em 27 de junho de 1987 aconteceu a solenidade de inauguração da Obra Civil com a presença da comunidade, autoridades civis, militares e eclesiásticas. Na oportunidade faziam parte da Diretoria como Presidente: Dr. Almedoro Vencato, Vice-Presidente: Luis Laurindo Graciolli, 1º Secretário: Dr. Luiz Valdemar Albrecht, 2º Secretário: PE. Urbano Maldaner, 1º Tesoureiro: Luiz Carlos Rabello, 2º Tesoureiro: Aldo Domingos Celso.

   Em 06 de novembro de 1988 aconteceu a solenidade de Inauguração da capela do Hospital Comunitário Sarandi, mobiliada pelas senhoras do Apostolado da Oração sob a presidência da Senhora Ortenila Gambetta. Foi realizada a primeira missa inaugural rezada pelo Padre Urbano Maldaner, com a presença da comunidade.

     Em 02 de dezembro de 1988 foi firmado o convênio de Prestação de serviços com o SUS sob nº 007/88 em nível de internações e ambulatório.

   Em 15 de dezembro de 1988 o hospital iniciou as atividades efetuando o primeiro atendimento ambulatorial, data em que nos referimos para comemorar doravante o aniversário de atividades do hospital.

     Em 20 de março de 1989 aconteceu o primeiro atendimento de baixa hospitalar no serviço de internações.

     Em 04 de setembro de 1992 o Hospital Comunitário Sarandi foi declarado de Utilidade Pública Federal.

     Em 30 de Outubro de 1992 o Hospital Comunitário Sarandi foi declarado de utilidade Pública Estadual, conforme o Boletim nº 172/92.

    Em 28 de setembro de 1994 o Hospital recebeu o CERTIFICADO DE ENTIDADE FILANTRÓPICA exarado pelo Conselho Nacional de assistência Social.

    Em 02 de Junho de 1997, foi inaugurado o serviço de mamografia do hospital sob a presidência de Dr. Luiz Valdemar Albrecht

    Em 14 de setembro de 1997 aconteceu a solenidade de descerramento das fotografias em homenagem aos associados benfeitores do Hospital: Dr. Almedoro Vencato e Afonso Toazza.

     Em 02 de Outubro de 1997 foi implantado o serviço de cirurgias por vídeo com a aquisição dos equipamentos para tal finalidade.

   Em 15 de Dezembro de 1998 foi comemorada e fixada a data do seu aniversário, que nesse ano completou 10 anos de atividades à serviço da comunidade local e regional.

    O Hospital Comunitário Sarandi foi projetado para ser referência regional de serviços em saúde, mas de per si só, não conseguiria alcançar este objetivo. E diante de grandes dificuldades financeiras enfrentadas no final dos anos 90 e início de 2000, e a baixa credibilidade do hospital no mercado, a sua Diretoria procurou o Prefeito de Sarandi na época Reinaldo Antonio Nicola para colocar a situação difícil em que se encontrava a instituição e buscar formas de viabilização, momento em que o Presidente Hilário Francisco Salvatori solicitou ajuda do Prefeito para que contatasse com os municípios da região efetuando contatos com os Prefeitos no sentido de caminhar mais rápido à regionalização dos serviços.

  O Prefeito Nicola, buscou junto aos municípios o apoio para um projeto de maior amplitude, sugerindo a criação de um CONSÓRCIO de atendimento a nível regional, elegendo o hospital como o pólo central dos atendimentos, e nele trazendo todas as especialidades possíveis, salvo as de alta complexidade, a fim de conter as demandas que buscavam Carazinho, Palmeira das Missões, Erechim e Passo Fundo.E que o Consórcio seria administrado pelos municípios , formando uma gestão própria no gerenciamento dos atendimentos, oportunidade para o hospital se recolocar novamente no mercado de prestação de serviços de saúde. E atender as necessidades da região. .E assim se viabilizaria.

    A diretoria do Hospital Comunitário através do seu Presidente Hilário Francisco Salvatori, autorizou ao Prefeito Reinaldo Antonio Nicola a firmar um Protocolo de Intenções com os municípios da região para compor um CONSÓRCIO DE SERVIÇOS DE SAÚDE., tendo como sede as dependências do Hospital Comunitário Sarandi.

     Em outubro de 2001, aconteceu a primeira reunião de prefeitos para tratar do assunto. O Prefeito Nicola convidou o assessor jurídico da Amzop Dr. Luiz Valdemar Albrecht para fazer a apresentação do Projeto aos municípios e, de imediato encarregado de elaborar a documentação necessária para a formação do Consórcio, o qual deveria atuar no início de 2002.

    O Consórcio foi fundado em 21 de Dezembro de 2001,com oito municípios iniciais., denominado CONSORCIO INTERMUNICIPAL DE SAUDE DO GRANDE SARANDI e fez com o Hospital um Pacto de Exploração de Atividade Econômica, pelo prazo de 08 (oito) anos, com a possibilidade de renovação no seu vencimento.

   A partir de 01 de Janeiro de 2002 o Consórcio passou a ser o gestor do Hospital, responsabilizando-se pelo seu sucesso, parceria que vigorou até maio de 2012., quando o Hospital retomou novamente suas atividades, retomando a administração da casa.